Família e Escola: a parceria que funciona

O desenvolvimento de um indivíduo, na sua integralidade, é um processo que envolve diferentes, porém complementares e indissociáveis, aspectos. Um famoso provérbio africano resume bem esse conceito: “é preciso uma aldeia para educar uma criança”.

Nas sociedades ocidentais contemporâneas, essa aldeia tem, na grande maioria dos casos, duas grandes personagens principais: a família e a escola.

 

Promover o envolvimento entre essas partes, sem confundir os papéis e responsabilidades de cada uma, não é tarefa simples. Mesmo tendo um objetivo em comum, a relação escola e família enfrenta muitos desafios.

 

Considerando as diferenças entre as propostas político-pedagógicas das instituições educacionais bem como a pluralidade das organizações familiares, este e-book traz reflexões que podem ajudar na compreensão desses os desafios e as possíveis maneiras de administrá-los. Nosso objetivo com esse material é ampliar as possibilidades de ação em busca de uma educação mais potente para as crianças e adolescentes.

 

Boa leitura!